A Sociedade dos Técnicos Universitários do DAER, Sudaer, repudia veemente a falta de diálogo e transparência na condução do processo de construção de Penitenciária Masculina em Bento Gonçalves.
A construção, que será feita em área doada pelo município, envolve a permuta da atual sede da 2° Superintendência Regional do DAER, localizada em Bento Gonçalves, avaliada em R$19,1 milhões. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 9 de abril, pelo Governador José Ivo Sartori em ato no Palácio Piratini.
A área permutada foi incluída no Programa de Gestão e Aproveitamento de Imóveis da Secretaria da Modernização Administrativa e Recursos Humanos (Smarh), mas em nenhum momento teve transparência e diálogo em seu processo de organização e cedência.
Os servidores que trabalham na 2° Superintendência Regional não sabem para onde serão transferidos, tampouco se tem um planejamento sobre a continuidade dos serviços oferecidos à comunidade.
Além disso, os recursos obtidos com a alienação não serão utilizados para modernização do DAER, conforme havia sido indicado.