A partir da reunião com o ex-Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Carlos Búrigo, a Sociedade dos Técnicos Universitários do DAER seguiu com tratativas em prol do Plano de Cargos e Salários dos Servidores. Após essa reunião, o processo começou a ser analisado no GAE, Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal, para que o órgão pudesse dar seu parecer.
O GAE analisou vários cenários e possibilidades orçamentárias para posterior análise do núcleo do Governo Estadual, mas por razões desconhecidas o processo não evoluiu. Com isso, as tratativas cessaram e expirou o prazo legal de negociação na Casa Civil.
No início do mês de abril, em reunião da Sudaer com o Diretor Geral do DAER, Rogério Uberti, foi entregue um ofício solicitando os motivos pelos quais o processo não teve andamento. A Associação ainda não obteve respostas ao seu pedido. A partir desta data, no dia 10 de abril a Sudaer realizou reunião com Humberto Brandão Canuso, novo Secretário de Transportes do Estado. Na ocasião, o Secretário se comprometeu a verificar com o GAE os motivos pelos quais o Governo não encaminhou o novo Plano de Cargos e Salários da autarquia.
A Sudaer aguarda as respostas e segue mobilizada pelo tema, uma vez que a Casa Civil sinalizou que ainda há possibilidades legais de aprovação do Plano dos servidores.