No dia 10 de fevereiro de 2023, o Jornal Zero Hora publicou na coluna da jornalista Rosane de Oliveira, uma matéria com o título “Média salarial do funcionalismo no RS tem redução real de quase 10% em quatro anos”. A partir de algumas reflexões na Sudaer, foram compartilhadas algumas impressões com o jornalista Paulo Egídio, responsável pela publicação, que recebeu a nota, mas não sinalizou sobre publicação relacionada ao assunto até o momento.
Acompanhe a nota na íntegra:
Embora na matéria seja informado que alguns servidores tenham tido reajuste de 6%, seria importante situar que o cenário do texto se relaciona aos servidores do Executivo, que são justamente aqueles que recebem um terço dos outros poderes – judiciário e legislativo.
O contexto é ainda mais impactante aos servidores inativos, que além de não terem reajustes, passaram a pagar maiores valores para a previdência. “A média de 10% de perdas não reflete a situação individual de cada servidor, pois ela é maior e impacta um grupo grande de servidores estaduais. O cenário reflete um atraso coletivo, de não valorização do quadro técnico do Estado! As perdas acumuladas nos últimos anos se aproximam dos 60%”, comenta o Engenheiro Paulo Ricardo Campos Velho, Presidente da Sudaer.
O grupo ainda reflete sobre o impacto das posições políticas nos modelos atuais de gestão. “Precisamos lembrar também que o cenário dos últimos quatro anos se soma ao período do Governo de José Ivo Sartori em que os servidores do executivo não tiveram qualquer reajuste salarial”, completa Paulo.
Leia a reportagem aqui! Ou acesse as imagens abaixo.