Um grupo de servidores do Daer realizou uma manifestação na Sede Administrativa da entidade nesta terça-feira, 11 de abril. O movimento que teve como principal bandeira alertar as autoridades sobre a enorme defasagem salarial do quadro de funcionários, contou com o apoio da Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer (Sudaer) e também do Sindicato dos Servidores do Daer (Sisdaer).
Na pauta, temáticas relacionadas à falta de pessoal, condições exaustivas de trabalho e o risco de colapso nas atividades por absoluta falta de estrutura para fazer frente ao plano de obras foram denunciados pelos servidores.
O Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella e o Diretor Geral do Daer, Luciano Faustino da Silva estavam presentes, além dos Diretores Sívori Sarti da Silva, Ernesto Vasconcellos Eichler e Richard Polo.
Para Paulo Ricardo Campos Velho, Presidente da Sudaer, a mobilização é legítima e quer chamar a atenção sobre o descaso com os servidores do Daer. “O cenário reflete um atraso coletivo, de não valorização do quadro técnico do Estado! A sociedade gaúcha é a maior prejudicada pela falta de condições de trabalho e salários dignos, uma vez que esses são os servidores que trabalham diariamente pela segurança das rodovias do Estado”.
A Sudaer ainda reflete sobre o impacto das posições políticas nos modelos atuais de gestão. “Precisamos lembrar também que o cenário dos últimos quatro anos do Governo de Eduardo Leite se soma ao período do Governo de José Ivo Sartori, em que os servidores do executivo não tiveram qualquer reajuste salarial”, complementa Paulo.