Sudaer | Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer

Notícias

Obra de Arte Urbana é inaugurada em evento com entidades apoiadoras

O prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem está integrando a história de Porto Alegre de um jeito novo. Na segunda-feira, 10 de janeiro, às 18h, foi inaugurada a Obra de Arte Urbana que chega para embelezar a capital dos gaúchos e gaúchas, marcando um novo momento dos processos culturais da cidade.

Com um grafite de 65 metros de altura e 15 metros de largura, a obra retrata uma planta nativa da região, a Justicia Gendarussa, conhecida popularmente como quebra-demanda, abre-caminho e vence-tudo. Na imagem ela cresce entre os braços de uma mulher negra com as mãos abertas. No evento, uma muda da planta foi entregue aos representantes da Sudaer que já receberam autorização do Diretor Geral para realizar o plantio no jardim do Daer.

Para Paulo Ricardo A. Campos Velho, Presidente da Sudaer, a expectativa é que o simbolismo da planta abra os caminhos para as demandas dos servidores do Daer, que há tantos anos esperam pelo reconhecimento que merecem, mas só têm recebido promessas que nunca se cumprem.

Segundo os dois artistas responsáveis pela obra, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri, o vegetal simboliza resiliência, superação e resistência, sendo utilizado por religiões de matriz africana. A imagem serve de inspiração para o cuidado com as pessoas, a defesa da natureza e a igualdade racial.

O projeto contou com o apoio do poder público, empresas, pessoas físicas e instituições, totalizando 112 entidades que se envolveram de alguma forma.

Sobre os autores

Mona Caron é suíça, reside em São Francisco da Califórnia (EUA) e é ativista em defesa do meio ambiente. Já foi convidada por prefeituras de cidades nos Estados Unidos, na Europa, Ásia e América do Sul a realizar obras de arte pública. Um dos seus projetos mais conhecidos é “Weeds” (ervas daninhas), que destaca a resiliência dessas plantas que crescem contra todas as probabilidades, especialmente no concreto.

Mauro Neri, conhecido como Veracidade, é brasileiro da periferia de São Paulo. É educador, artista plástico, envolvido em movimentos em defesa do meio ambiente e ao direito à cidade, tendo frequentado a Academia de Belas Artes na Itália.

Crédito da foto: Eng. Josani Carbonera Pereira

"