Sudaer | Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer

Notícias

Dia do Servidor do DAER: nossos parabéns!

Há 80 anos os servidores do Daer são responsáveis por alavancar a infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul.

Neste 23 de julho, a Sudaer e a Secdaer parabenizam todos os servidores do Daer!

III Seminário Internacional Cidades em Trânsito

Evento que ocorre dias 24 e 25 de agosto discutirá mobilidade urbana e engenharia de tráfego. Inscrições estão abertas!

Nos dias 24 e 25 de agosto, das 8h30min às 18h, acontece o III Seminário Internacional Cidades em Trânsito – Ética, Urbanismo e Engenharia de Tráfego.  O evento ocorrerá no Auditório Prédio 50 da PUCRS.

14ª Feijoada da Sudaer e Secdaer conta com pré-lançamento do novo site

Evento reuniu servidores do DAER para confraternização no Edifício Sede.

A 14ª Feijoada da SUDAER e SECDAER reuniu os servidores do DAER na noite de 29 de junho, no Edifício Sede da instituição. O encontro foi marcado pela confraternização e pela importância da união dos associados para causas comuns.

Revista Estradas faz cobertura de Workshop sobre pavimentos

Faculdade de Engenharia da PUCRS reuniu técnicos e promoveu o debate sobre o desenvolvimento do novo método: pavimento flexíveis.

Com o objetivo de promover a capacitação técnica para familiarizar, esclarecer dúvidas e doutrinar seu uso racional no âmbito nacional, a Faculdade de Engenharia da PUCRS promove um workshop com a participação de profissionais de reconhecida contribuição para o desenvolvimento do novo método. O evento iniciou na segunda-feira (19/6) com palestras que apresentaram aos participantes os conceitos que envolveram a construção do novo método.

23º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis

O 23º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis ocorre em Porto Alegre, entre os dias 19 e 21 de julho.

O evento tem como tema: Engenharia Civil: Técnica e Desenvolvimento e ocorrerá no Auditório da Uniritter Zona Sul.

Daer participa do III Seminário de Gestão Ambiental Pública

Autarquia apresentou ações e projetos da área que estão em desenvolvimento nas rodovias estaduais

 

Competição de Guindastes de Palitos de Picolé

E o pessoal da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo resolveu mudar. Para incentivar a inovação e dar uma sacudida na criatividade da moçada, a tradicional competição de pontes de espaguete foi substituída pela Competição de Guindastes de Palito de Picolé.

E o pessoal da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo resolveu mudar. Para incentivar a inovação e dar uma sacudida na criatividade da moçada, a tradicional competição de pontes de espaguete foi substituída pela Competição de Guindastes de Palito de Picolé. 

FHWA oficializa a revisão dos critérios de controle nos projetos

A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos (FHWA) publicou em 5 de maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança.
Com base em pesquisas e na experiência da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam as necessidades e objetivos locais.

A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos (FHWA) publicou  em 5 de maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança. Com base em pesquisas e na experiência da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam as necessidades e objetivos locais.   Critérios prioritários (adotados em 1985) Velocidade de Projeto Largura da faixa de rodagem Largura do acostamento Largura de pontes Alinhamento horizontal Superelevação Alinhamento vertical Grade Distância de visibilidade Inclinação transversal Altura livre mínima Espaço horizontal/deslocamento lateral Capacidade estrutural   A Nova política eliminou três critérios: largura de pontes, alinhamento vertical e espaço horizontal/deslocamento lateral. Três critérios foram rebatizados para melhor entendimento:alinhamento horizontal para raio da curva horizontal; gradepara grade máximo(eliminando o grade mínimo como critério de controle) e capacidade estrutural para capacidade estrutural projetada.   Os 10 critérios de controle são obrigatórios para rodovias de alta velocidade (velocidade de projeto maior ou igual a 50 milhas por hora (80km/h). Para rodovias com velocidade de projeto menor do que 50 milhas por hora (80km/h) apenas dois critérios de controle são obrigatórios: velocidade de projeto e capacidade estrutural projetada.   Critérios prioritários (a partir de 2016)

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