A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos (FHWA) publicou em 5 de maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança.
Com base em pesquisas e na experiência da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam as necessidades e objetivos locais.
Critérios prioritários (adotados em 1985)
- Velocidade de Projeto
- Largura da faixa de rodagem
- Largura do acostamento
- Largura de pontes
- Alinhamento horizontal
- Superelevação
- Alinhamento vertical
- Grade
- Distância de visibilidade
- Inclinação transversal
- Altura livre mínima
- Espaço horizontal/deslocamento lateral
- Capacidade estrutural
A Nova política eliminou três critérios: largura de pontes, alinhamento vertical e espaço horizontal/deslocamento lateral. Três critérios foram rebatizados para melhor entendimento:alinhamento horizontal para raio da curva horizontal; gradepara grade máximo(eliminando o grade mínimo como critério de controle) e capacidade estrutural para capacidade estrutural projetada.
Os 10 critérios de controle são obrigatórios para rodovias de alta velocidade (velocidade de projeto maior ou igual a 50 milhas por hora (80km/h).
Para rodovias com velocidade de projeto menor do que 50 milhas por hora (80km/h) apenas dois critérios de controle são obrigatórios: velocidade de projeto e capacidade estrutural projetada.
Critérios prioritários (a partir de 2016)
- Velocidade de Projeto
- Largura da faixa de rodagem
- Largura do acostamento
- Raio de curva horizontal
- Superelevação
- Grade máximo
- Distância de visibilidade
- Inclinação transversal
- Altura livre mínima
- Capacidade estrutural projetada