Sudaer | Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer

Notícias

Sudaer comemora 63 anos com reflexões sobre o clima e celebração com associados

A Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer, Sudaer, comemorou seus 63 anos na quinta-feira, 25 de abril, em evento realizado a partir das 17h no auditório do edifício-sede da autarquia. A celebração foi marcada por dois momentos: a palestra com o tema “Mudanças climáticas no contexto gaúcho e brasileiro” e o Sunset Sudaer, que teve como foco a confraternização com associados e convidados.

A entidade chega a mais de seis décadas dedicadas à representação e promoção do desenvolvimento técnico dos profissionais da autarquia. Com isso, a Diretoria trouxe um tema da atualidade para reflexão diante do impacto que o clima também traz para a gestão das rodovias e estradas.

O tema do encontro foi apresentado pelo pesquisador do Centro Polar e Climático da UFRGS, Pedro Teixeira Valente. Geógrafo e Climatologista, Pedro é doutor em Geografia Física e especialista em eventos extremos. Entre os pontos apresentados no evento, destaque para os tipos de eventos extremos que são cada vez mais preditos para o Rio Grande do Sul devido à tendência global de mudanças climáticas que tende a refletir em eventos extremos locais. “Cada vez mais vamos viver em extremos, sejam eles positivos ou negativos, dependendo da escassez ou do acúmulo de chuva. E isso tem um impacto direto nas estradas estaduais e federais, porque elas servem para o cotidiano tanto profissional quanto pessoal, afirma Pedro.

O pesquisador ainda destaca a importância de eventos como esse da Sudaer para atualização e entendimento das mudanças que estão em curso no clima. “Antigamente, há cinco anos ou dez anos atrás, era comum se falar que eventos de  la niña estavam deixando de acontecer e que haveria uma predominância maior do el niño. Hoje, a gente já vê que tanto o la niña quanto o el niño estão ocorrendo com uma frequência maior e o que está diminuindo mesmo é a fase neutra desse evento. Então o que conhecíamos como normal está desaparecendo e está vindo um novo normal também no clima, reforça o Pesquisador.

O evento contou com o apoio do Daer e da Revista Estradas, que este ano traz o tema “Mudanças climáticas: impactos na infraestrutura de transportes” para sua publicação anual. O processo para submissão de artigos está aberto até 30 de junho. Para mais informações, acesse este link! Paulo Ricardo Campos Velho, Presidente da Sudaer, enfatiza a importância dessas reflexões: “atualmente esse tema desperta grande interesse da sociedade em face dos últimos acontecimentos, especialmente a grande quantidade chuvas (enchentes) que ocorreram no ano passado” e precisamos pensar alternativas e os impactos desta nova realidade.

“Completar 63 anos e seguir cumprindo seus propósitos de oferecer lazer, cultura, conhecimento tecnológico e representar seus associados é motivo de orgulho e satisfação, notadamente em uma época em que muitas entidades sociais fecham suas portas. A comemoração desta data mostra que os servidores de nível superior permanecem unidos e movidos pelos ideais que norteiam a Sudaer desde sua fundação”, reforça Paulo, ao avaliar os momentos de comemoração da entidade.

O Diretor-Geral do Daer, Luciano Faustino acompanhou os eventos comemorativos da Sudaer, além de associados e convidados. A palestra teve cobertura do Jornal Correio do Povo, que repercutiu o assunto em notícia no seu Portal. Acesse AQUI a matéria e confira!

"