O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através de coletiva de imprensa apresentada pelo Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, especificou as ações que integram o plano de reestruturação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).
O encontro on-line ocorreu nessa quinta-feira (11) e detalhou o processo de fechamento das Superintendências Regionais de Esteio, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santiago, Erechim e São Francisco de Paula. Conforme levantamento, a decisão irá impactar diretamente 21,05% dos servidores que atuam na autarquia.
Para o presidente da Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer (SUDAER), Engº Paulo Ricardo Campos Velho, a medida não apresenta uma análise financeira consistente, uma vez que se pensa, por exemplo, em reduzir diárias dos servidores adicionando trechos rodoviários maiores para acompanhamento e fiscalização. “A médio prazo sentiremos o impacto dessa decisão no serviço que é prestado para a sociedade, uma vez que o projeto do governo empurra mais servidores para a aposentadoria e não apresenta soluções para a continuidade da gestão da malha rodoviária estadual daqui 5 ou 10 anos”, ressalta.
Outras questões importantes também não foram explicadas. Atualmente, os quadros da instituição contam com pouco mais de 600 trabalhadores e desses, mais de 40 são contratos emergenciais, na sua maioria engenheiros. Como o Departamento irá gerenciar mais de 60% do investimento do Estado em 2021, com um número tão reduzido de servidores? O Governo do Estado está prevendo concurso público para a substituição desses contratos, que vem sendo prorrogados há anos? Os salários na instituição são os mesmo de sete anos atrás e os servidores seguem há mais de oito anos sem promoções. Como atrair técnicos qualificados pagando salários abaixo do piso profissional dos engenheiros?
Assim, cada vez mais a estrutura do Departamento é sucateada e isso é vendido a sociedade como modernização. Mas não há estrada em boas condições sem investimento, púbico ou através de pedágios. Importante salientar, que o DAER administra mais de 10 mil quilômetros de rodovias, asfaltadas ou não, na sua grande maioria sem viabilidade econômica para ser pedagiada.
A previsão da Secretaria de Transportes e Logística é que o processo de extinção e realocação dos servidores seja concluído até agosto de 2021.
Acesse a íntegra da Coletiva de Imprensa no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=sVnf2t1BbbA