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Daer participa do III Seminário de Gestão Ambiental Pública

Autarquia apresentou ações e projetos da área que estão em desenvolvimento nas rodovias estaduais

 

Competição de Guindastes de Palitos de Picolé

E o pessoal da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo resolveu mudar. Para incentivar a inovação e dar uma sacudida na criatividade da moçada, a tradicional competição de pontes de espaguete foi substituída pela Competição de Guindastes de Palito de Picolé.

E o pessoal da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo resolveu mudar. Para incentivar a inovação e dar uma sacudida na criatividade da moçada, a tradicional competição de pontes de espaguete foi substituída pela Competição de Guindastes de Palito de Picolé. 

FHWA oficializa a revisão dos critérios de controle nos projetos

A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos (FHWA) publicou em 5 de maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança.
Com base em pesquisas e na experiência da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam as necessidades e objetivos locais.

A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos (FHWA) publicou  em 5 de maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança. Com base em pesquisas e na experiência da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam as necessidades e objetivos locais.   Critérios prioritários (adotados em 1985) Velocidade de Projeto Largura da faixa de rodagem Largura do acostamento Largura de pontes Alinhamento horizontal Superelevação Alinhamento vertical Grade Distância de visibilidade Inclinação transversal Altura livre mínima Espaço horizontal/deslocamento lateral Capacidade estrutural   A Nova política eliminou três critérios: largura de pontes, alinhamento vertical e espaço horizontal/deslocamento lateral. Três critérios foram rebatizados para melhor entendimento:alinhamento horizontal para raio da curva horizontal; gradepara grade máximo(eliminando o grade mínimo como critério de controle) e capacidade estrutural para capacidade estrutural projetada.   Os 10 critérios de controle são obrigatórios para rodovias de alta velocidade (velocidade de projeto maior ou igual a 50 milhas por hora (80km/h). Para rodovias com velocidade de projeto menor do que 50 milhas por hora (80km/h) apenas dois critérios de controle são obrigatórios: velocidade de projeto e capacidade estrutural projetada.   Critérios prioritários (a partir de 2016)

WORKSHOP DISCUTE A IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO NACIONAL DO NOVO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO

Com o objetivo de promover a capacitação técnica para familiarizar, esclarecer dúvidas e doutrinar seu uso racional no âmbito nacional, a Faculdade de Engenharia da PUCRS promove um workshop com a participação de profissionais de reconhecida contribuição para o desenvolvimento do novo método. O evento iniciou na segunda-feira (19/6) com palestras que apresentaram aos participantes os conceitos que envolveram a construção do novo método.

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